| 18/07/2003 23h07min
Uma análise feita pela CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, determinou que o som da fita transmitida pela televisão árabe nesta quinta "provavelmente" é da voz de Saddam Hussein. A informação foi divulgada nesta sexta, dia 18, por uma autoridade da agência.
– Não pode se determinar com absoluta certeza, porque a qualidade da fita não é boa, mas a conclusão é que provavelmente é a voz de Saddam Hussein – disse a autoridade, que pediu para não ser identificada.
Na gravação, o homem se refere a fatos ocorridos no Iraque nos últimos dias. Ouvintes familiares com os discursos de Saddam enquanto ele estava no poder disseram que a voz na fita e o modo de falar pareciam bastante com os do ex-presidente iraquiano. A voz critica a criação, em Bagdá, de um novo Conselho Administrativo do Iraque, apoiado pelos Estados Unidos, dizendo que ele não serviria ao povo do Iraque.
O Conselho foi instituído no último domingo, dia 13, o que indica que, se a voz na fita pertence de fato a Saddam, ele ainda está vivo. Além disso, na declaração divulgada, as acusações americanas e britânicas sobre as armas de destruição em massa iraquianas eram descritas como "infundadas".
– Os invasores revelaram suas intenções de ocupar e de dividir o Iraque. Todas as suas acusações eram infundadas – dizia o homem na fita, transmitida pelo canal Al Arabiya.
O homem prometia que a resistência contra a ocupação americana iria aumentar. A transmissão coincidiu com o 35º aniversário da chegada do Partido Baath, de Saddam, ao poder. A Al Arabiya disse que a fita foi entregue para um de seus jornalistas em Bagdá.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.